19 de junho de 2009

GREVE DOS PROFESSORES: AUDIÊNCIA 19/06

COMEÇA A REUNIÃO:

ELMANO ( REPRESENTANTE DO GABINETE DA PREFEITA): A SITUAÇÃO FINANCEIRA ESTÁ DIFÍCIL. A CRISE REDUZIU A RECEITA DO MUNICÍPIO EM VINTE TRÊS MILHÕES. A GESTÃO CONCORDA QUE A CARGA HORÁRIA ESTÁ EXCESSIVA E A META É TRAÇAR UM PLANO PARA ATENDER AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES ATÉ 2012. PROPOSTAS: 1) REDUÇÃO GRADUAL DA CARGA HORÁRIA COM RETIRADA DE UM SÁBADO EM 2009. 2) CONCURSO IMEDIATO PARA SUBSTITUTO E EFETIVO, COM EDITAL SAINDO, NO MÁXIMO, EM QUINZE DIAS. 3) REAJUSTE DE 3% NA REGÊNCIA E PAGAMENTO DE TRÊS ANUÊNIOS.

ANA CRISTINA(SINDIUTE): A PREFEITURA DEVE CUMPRIR A DATA BASE, FAZER UMA AGENDA PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO E TEM QUE GARANTIR UM TERÇO DA HORA ATIVIDADE. A GESTÃO TEM QUE ATENTAR QUE DE ACORDO COM A PROPOSTA DADA UMA PARTE DA CATEGORIA(120H) VAI FICAR SEM SÁBADO LETIVO E A OUTRA PARTE(240H) VAI FICAR TRABALHANDO UM SÁBADO. OUTRA QUESTÃO QUE DEVE SER LEVANTADA É SABER QUANTOS PROFESSORES EXISTEM NA PREFEITURA QUE ESTÃO FORA DE SALA DE AULA UMA VEZ QUE TEM PROFESSOR QUE É PRESIDENTE DO CONSELHO QUE É LIBERADO E O MESMO ACONTECE COM PROFESSORES QUE VIRARAM COORDENADORES. REIVINDICAMOS TAMBÉM ASSENTO NO CONSELHO DO FUNDEB E CONCURSO EFETIVO PRA PROFESSOR SUBSTITUTO. POR FIM, CONSIDERO QUE A ABERTURA DA NEGOCIAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA É UM AVANÇO.

ACRÍSIO( VEREADOR): QUERO DIZER QUE NA QUALIDADE DE PARLAMENTAR NÃO TENHO O PODER DE APRESENTAR PROPOSTA.

VAUMIK( SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO,CHEGOU ATRASADO NA AUDIÊNCIA.)SOU FUNCIONÁRIO DA CAIXA E ESTOU MUITO FELIZ EM TRABALHAR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.

AUGUSTO( ZONAL 5): QUERO SABER PORQUE É TÃO DIFÍCIL TIRAR UMA LICENÇA PRÊMIO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, COMO VAI FICAR O REENQUADRAMENTO DO PCCS E COMO A ANA CRISTINA PERGUNTOU ONDE ESTÁ A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FUNDEB.

ELMANO:NÃO O QUE ANA PEDIU FOI ASSENTO NO CONSELHO DO FUNDEB.

OZANEIDE(CUT): ACHO TAMBÉM QUE FOI UM AVANÇO ESSA NEGOCIAÇÃO E VAMOS OUVIR A CATEGORIA PRA VER SE A GREVE TERMINA.

GARDÊNIA(SINDIUTE): PELO QUE ESTOU ENTENDENDO REAJUSTE LINEAR PARA TODO SERVIDOR, QUE SERIA O IDEAL, NÃO VAI ACONTECER E O QUE SE TEM NÃO NOS CONTEMPLA, MAS AQUI NÃO DECIDIMOS NADA. DEVEMOS ESTÁ LEVANDO ESTA PROPOSTA PARA A CATEGORIA NA TERÇA-FEIRA ONDE TEREMOS UMA POSIÇÃO DEFINIDA. A RESPEITO DO FUNDEB, QUEREMOS PARTICIPAR DO CONSELHO PARA ACOMPANHAR A SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS. QUERO ENFATIZAR, QUE A GESTÃO ESTÁ TENDO DOIS GASTOS SEM NECESSIDADE, POIS QUATROCENTOS PROFESSORES EFETIVOS FORAM TIRADOS DE SALA POR CONTA DO CONSELHO ESCOLAR E OITOCENTOS PROFESSORES SAIRAM DA SALA DE AULA PARA A COORDENAÇÃO, SEM FALAR NOS PROFESSORES QUE ESTÃO NAS BIBLIOTECAS, NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E TUDO ISSO REQUER PROFESSOR SUBSTITUTO. NO MAIS... É MUITO IMPORTANTE ESTÁ RETOMANDO A NEGOCIAÇÃO PARA ABRIR O DEBATE E FAZER UMA AGENDA.

EDUARDO(ZONAL 2): DIZER QUE O CONCURSO JÁ CONTEMPLE A HORA ATIVIDADE E O FOCO É O REJUSTE REAL COM O IMPLANTAÇÃO DO PISO RESPEITANDO A NOSSA DATA BASE. QUERO PROPOR TAMBÉM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO PERMANENTE, POIS A CATEGORIA MERECE SER OUVIDA.

NIRVANA( ZONAL 3): LEVANTO AQUI A QUESTÃO DO IPM QUE É UM CAOS, PRA SE TER UMA IDEIA NÓS SÓ TEMOS DIREITO HÁ DUAS CONSULTAS POR MÊS SEM FALAR NA SITUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS QUE ESTÁ DIFÍCIL.

ELMANO: QUERO ADIANTAR QUE A RESPEITO DESSA QUESTÃO... EU VENHO DE UMA TRADIÇÃO POLÍTICA QUE É CONTRA ESSE SISTEMA DE PLANO DE SAÚDE PRA SERVIDOR.

NIRVANA: ISSO QUER DIZER QUE O IPM VAI CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ.

ELMANO: ESTA QUESTÃO EU NÃO TENHO COMO RESPONDER.

ANA CRISTINA: LEMBREI AQUI DE UMA QUESTÃO QUE TRATA DO VALE- ALIMENTAÇÃO QUE SE ENCONTRA CONGELADO DESDE DE 2004 COM UM VALOR DE $5,00.

ELMANO: HOUVE UM ESFORÇO PRA DIMINUIR A DISTORÇÃO SALARIAL SE NÃO É O IDEAL É RAZOÁVEL. REITERAMOS O COMPROMISSO PARA A IMPLANTAÇÃO INTEGRAL DO PISO COM DATA BASE PARA JANEIRO.

GUILHERME(VEREADOR): QUERO SALIENTAR QUE EXISTE UMA SITUAÇÃO DELICADA POSTA PELO CID A RESPEITO DESSE ASSUNTO QUE NÃO ADMITE QUE OS SERVIDORES TENHAM DUAS DATAS BASE.

ANA CRISTINA: ISSO NÃO IMPORTA., POIS O PISO É UMA COMPLEMENTAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO.

ELMANO: O CERTO É QUE NÃO HAVENDO EMPECILHO JURÍDICO A INTENÇÃO É RESPEITAR A DATA BASE PROPOSTA NO PISO. DIZER TAMBÉM QUE O CONCURSO PRA EFETIVO E PRA SUBSTITUTO É PRA RETIRAR UM SÁBADO COM EDITAL SAINDO AO MESMO TEMPO. A RESPEITO DOS PROFESSORES EFETIVOS QUE SAIRAM PARA TRABALHAR NO CONSELHO ESCOLAR: ESTAMOS INTEIRAMENTE DE ACORDO COM A SECRETÁRIA, POIS A GESTÃO DEFENDE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA COM UMA REDE ESCOLAR COM CONSELHO DE PAIS E CONSELHOS ESCOLARES. DIZER TAMBÉM QUE IREMOS CENTRALIZAR AS NEGOCIAÇÕES NA SAM JUNTO COM UM REPRESENTANTE DO GABINETE. ISTO QUER DIZER QUE OS SECRETÁRIOS NÃO PODEM NEGOCIAR INDIVIDUALMENTE COM NENHUMA CATEGORIA..

AUGUSTO: E A RESPEITO DA PRESTAÇÃO DO FUNDEB? NÓS QUEREMOS QUE A PREFEITURA PRESTE CONTAS DAS VERBAS DO FUNDEB.

ELMANO: A GESTÃO TEM A PRESTAÇÃO EM DIAS É SÓ PROCURAR O TCM...

ACRÍSIO: QUALQUER PESSOA PODE VER AS CONTAS POR QUE ANTES DE ENVIAR PARA O TCM ELA VEM PARA A CÃMARA.

AUGUSTO: QUALQUER PESSOA?

ANA CRISTINA: SÓ QUEM PODE PEDIR É UM VEREADOR...

EDUARDO: ENTÃO, ESSA PRESTAÇÃO NÃO FICA ACESSÍVEL PARA A POPULAÇÃO?

ELMANO: EU ESTOU DIZENDO QUE A PRESTAÇÃO ESTÁ NO TCM...É SÓ PEDÍ-LA VIA UM VEREADOR.

AUGUSTO: VEREADOR GUILHERME, O SENHOR PODERIA NOS PASSAR ESSA PRESTAÇÃO DE CONTAS.

GUILHERME: DE QUE PERÍODO?

AUGUSTO: DESDE DO PRIMEIRO MANDATO DA LUIZIANNE...

GUILHERME: NÃO É TÃO SIMPLES...

AUGUSTO: ENTENDEU COMO É, ELMANO?

ELMANO: NÃO FOI PEDIDO QUE ALGUÉM DO SINDIUTE FOSSE COMPOR O CONSELHO DO FUNDEB, É SÓ ELE FAZER ESSE PEDIDO.

GARDÊNIA: NÓS INCLUSIVE JÁ MANDAMOS OS NOMES DO SINDIUTE QUE IRÃO COMPOR ESSE CONSELHO.

ANA CRISTINA: MAS NÃO RECEBEMOS RESPOSTA.

APARECIDA( ZONAL 4): NÃO TEM AVANÇO. A GREVE SE DÁ PELO REAJUSTE DA LEI DO PISO QUE DEPENDE DE VONTADE POLÍTICA. É IMPORTANTE DIZER QUE O CONCURSO DEVE CONTEMPLAR O NÚMERO REAL DE CARÊNCIA E A DISTORÇÃO DO PCCS, COMO FICA? TEM GENTE QUE DEVIA FICAR NO NÍVEL NOVE E ESTÁ NO NÍVEL UM.

NÍVEA( PROFESSORA): EU QUERO SABER A RESPEITO DO UM TERÇO DA CARGA HORÁRIA E SE O REAJUSTE VAI SER RETROATIVO A JANEIRO OU A JUNHO?

VAUMIK: PRA ENCERRAR QUERO REAFIRMAR O COMPROMISSO DESSA GESTÃO EM REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAS E O INTERESSE DE ESTABELECER COM AS DIVERSAS CATEGORIAS DE SERVIDORES UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE.

IMPORTANTE: A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, ANA MARIA FONTENELE, NÃO PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA. ESTAVA NO RIO DE JANEIRO.

5 comentários:

  1. Quem diria colegas, negociação fantasma, sem secretária, nem prefeita, só laranjas do lado de lá. Do lado de cá nem esperança de acordo.

    ResponderExcluir
  2. Sem esperança de acordo, mas com muita realização de greve.

    ResponderExcluir
  3. ISSO É QUE É COMPROMISSO... QUASE TRÊS MESES DE GREVE E UM SECRETÁRIO CHEGA ATRASADO E O OUTRO NEM APARECE...

    ResponderExcluir
  4. POis é. As vezes penso que nunca se chega no fundo do poço, porque estanto lá ainda aparece um desses espíritos sem luz se predispondo a cavar ainda mais, para a sua propria desgraça e a alheia.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Leia matéria sobre a luta dos profissionais da educação no Estado do Ceará, agora em janeiro de 2010, onde são relacionadas às principais maldades que precisam ser vencidas. Ipaumirim já votou pela greve, Ubajara em estado de greve, Fortaleza em Estado de greve. Você ainda pode conferir vídeo sobre a greve histórica do interior e capital do Ceará no ano de 2009. Veja, divulgue e comente. A LUTA HOJE DEVE ASSUMIR O STATUS DE UMA VERDADEIRA CRUZADA! Bastando clicar em:
    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...