14 de agosto de 2009

MUITO PIOR


Há correntemente o pensamento entre o povo letrado, bem letrado e iletrado que a falta de pão, leite, moradia, transportes, segurança, dão-se pela simples razão de que o dinheiro destinado ao bem estar social é desviado pela corrupção. Em outras palavras, o capitalismo seria bom, caso fosse administrado com decência. Isso é um engano presente desde as cabeças mais ilustres às menos providas.

Na verdade, a corrupção é um cancro social. Algo que agrava mais o nosso drama. Mas esse cancro, como tantos outros tem uma matriz e essa matriz tem um único nome: capitalismo.

Fui fundador do Partido dos Trabalhadores-PT. Fui também fundador do Partido Socialismo e Liberdade-Psol. No último dia 30 o Psol, por sua direção majoritária, exibiu seu programa de televisão e ficou evidente que o Psol pode vir a ser um partido muito pior do que fôra o PT. O PT, além de ter uma ampla base social de apoio, tinha participação (mesmo ingênua) de segmentos intuitivamente socialistas. O Psol, não! Nasceu de uma dissidência parlamentar sem inserção no meio social e faz o mesmo discurso dos partidos da “ordem”, o discurso da direita. Eles não denunciam o capitalismo. Limitam-se a denunciar suas mazelas, não imputando culpa a suas verdadeiras causas, visto que toda culpa reside unicamente no sistema capitalista.

O discurso da senhora Luciana Genro, foi lamentável. O mesmo ocorreu com os demais, principalmente com a tradicional moralista , Heloísa Helena, sempre escudada na sua condição de mulher. Tenta-se salvar o discurso do João Alfredo. Mas o ambientalismo não pode ser coisa tão somente de “expert”. Enquanto for dessa maneira, assim como o socialismo, estaremos perdidos! Socialismo, ambientalismo, caros senhores, devem ser amplamente popularizados e nunca coisas de doutos especialistas de viés acadêmico.

O programa de TV exibido, revelou a tragédia política que vivemos. Não creio existir o crime de opinião. De qualquer forma, não abdicarei da verdade.

Gilvan Rocha - Presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos
–Caep
gilvanrocha50@yahoo.com.br
Sem votos

6 comentários:

  1. Gostei muito do texto. Nao somente por sua defesa à populariazaçao do socialismo para além dos "expertismos". Mas por que ele é lúcido e claro.

    Eu fui PT a vida toda e minha família também. Agora, a pesar de encontramos pontos bons no governo de Lula, e em outros politicos petistas, estou decepcionado com o partido. Eu pretendia me filiar a ele algum dia. Nao vou mais.

    ResponderExcluir
  2. Sobre a enquete do MJ. Acho que faltou uma opçao mais razoável, isto é, uma em que pudessem se encaixar pessoas como eu, que nao concordam com o exagero da imprensa, e nem mesmo eram fäns de Michael, mas reconhecem seu talento artístico (apesar de que se ele tivesse surgido hoje, seria talvez, apenas mais um dos artistas de uma semana da mtv). Enfim. É só uma opiniao.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Importante lembrar o seguinte: o PT foi criado oficialmente no período de Ditadura Militar. Todos que eram socialistas-marxistas estavam na cladestinidade nessa época ficaram por lá. Por isso, as pessoas não politizadas no Brasil até hoje confudem todos os partidos de "bandeira vermelha" como simplesmente "PT".

    Até nós comunistas estávamos por lá... mas foi uma época muito difícil.

    Passada à Ditadura era de se esperar que o PT assumisse sua própria identidade. Ao invés de esquerda, É UM PARTIDO DE CENTRO! O próprio Lula falou isso de si próprio ano passado, "hoje sou mais ao centro" (se não me falha a memória).

    Quem é marxista e continua por lá acreditando que o partido é socialista... compõe as correntes identificadas por eles como "radicais".

    Ainda haverá muita dissidência e rompimentos. Só aqui na cidade do Crato (interior do Ceará) o PT possui dois grupos bem distintos que vivem brigando na imprensa... Imaginem Brasil afora?!

    Bem, não importando onde estivermos tomemos cuidade para não perder nunca de vista a ternura e os princípios marxistas-leninistas.

    Saudaçõe revolucionárias!

    ResponderExcluir
  4. O que incomoda no texto é o fato do seu autor se sentir o detentor da verdade. Pelo menos é o que a última frase do texto sugere: "Não abdicarei da verdade"

    ResponderExcluir
  5. É por isso que não gosto de política. São todos iguais, depois que ganha muda.

    ResponderExcluir
  6. antes tivesse fundado uma escola.....

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...