20 de setembro de 2009

BECO DA POEIRA

APROVACE
ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO DE VENDEDORES AMBULANTES (TRABALHADORES AUTÔNOMOS) DO ESTADO DO CEARÁ

Manifesto ao Povo e aos Ambulantes de Fortaleza

A luta dos ambulantes sempre foi de muito trabalho e suor, pois nunca tivemos nada de graça, basta lembrar como enfrentávamos o “rapa” no passado e como construímos o Beco da Poeira, essa conquista histórica da categoria, representada pela APROVACE e acordada de forma pacífica, sem que fosse usada nenhuma força policial, ainda na gestão Maria Luiza (1985-88).

Por isso, a APROVACE vem a público esclarecer aos associados/permissionários, ambulantes e ao povo, que há uma tentativa irresponsável da Prefeitura de Fortaleza de “quebrar” e levar o Beco da Poeira à falência, perseguindo e tentando afastar na “marra” a APROVACE de suas funções da Administração do Beco, por meio de artimanhas extrajudiciais.

De fato, em notificação extrajudicial, a prefeitura tenta proibir a APROVACE de administrar o Beco, continuar a construção do “esqueleto”, discutir a obra da fábrica Tomaz Pompeu, e assim, espalha o medo e a desconfiança na categoria, como forma de dividir o povo e os ambulantes para “pior” governar.

Além disso, a prefeitura resolveu confiscar arbitrariamente o “esqueleto” dos associados/permissionários da APROVACE para construir em seu lugar o Restaurante Popular e assim, jogar provisoriamente os ambulantes na falida fábrica.

No mais, cria o caos no comércio ambulante, persegue a APROVACE e ataca a administração do CPNVA (Beco da Poeira), incentivando os permissionários a não pagarem suas despesas condominiais (água, luz, vigilância, limpeza...). Desta forma, não reconhece os direitos da entidade e tenta proibir a associação de representar os interesses dos permissionários e ambulantes de Fortaleza, mas não conseguirá, pois continuamos na luta em defesa dos direitos da categoria.

Esclarecemos também que a entidade já recorreu em juízo da decisão unilateral da prefeitura, pois entende que a medida é arbitrária, injusta e improcedente, e representa parte de uma estratégia de ataque não só ao Beco e à APROVACE, mas a todo o comércio ambulante de Fortaleza.

Portanto, o momento é muito grave para o comércio ambulante, considerando que a Prefeitura faz uma política preconceituosa, elitista e autoritária, visando “limpar” os pontos turísticos e o centro da cidade, jogando os ambulantes para lugar incerto, passando o “trator” político sobre os movimentos legítimos dos ambulantes e feirantes de Fortaleza, o que nos impõe um maior nível de união, solidariedade e luta na defesa dos nossos direitos e da nossa própria sobrevivência.

Lembramos que na atual gestão, a prefeitura através da Guarda Municipal cercou a Praça José de Alencar e empurrou os ambulantes para a praça da “Lagoinha”, depois expulsou os feirantes da Praça da Sé mandando-os para Maracanaú, recentemente, expulsou os ambulantes da Beira-mar e recolheu suas mercadorias, agora pretende mandar os ambulantes da “Lagoinha” para mais distante, e há muito, ataca e procura isolar politicamente a APROVACE visando enfraquecê-la e assim diminuir a resistência dos permissionários e dos ambulantes da cidade.

No entanto, a APROVACE compreende que apesar do jogo “sujo” de interesses políticos e das adversidades, o momento nos possibilita tratar o comércio ambulante como um ativo importante num processo de desenvolvimento econômico endógeno, onde nós trabalhadores informais do centro, possamos sugerir políticas públicas capazes de avançar na forma e no conteúdo, para não sermos tratados somente como um problema social, mas como sujeitos da história real e cotidiana de nossa cidade.

A APROVACE entende que por meio do diálogo podemos construir uma alternativa eficaz e consensual no processo de transferência do Beco da Poeira, sem o autoritarismo adotado atualmente pela Prefeitura que usa da truculência do “rapa” e da Guarda Municipal, além da arrogância e do despreparo da atual secretária do Centro que só pretende intimidar os trabalhadores.

O que propomos à sociedade fortalezense é uma discussão democrática e aberta sobre o futuro do comércio ambulante e o desenvolvimento econômico de Fortaleza, envolvendo todos os setores sociais, e considerando o olhar preocupado do povo que vive do comércio informal e que pode contribuir de forma endógena numa proposta social concreta, capaz de possibilitar um desenvolvimento econômico sustentável e viável para o trabalho informal no município.

Ao mesmo tempo, nos propomos a aprofundar o debate a cerca de um planejamento estratégico que assegure o futuro do comércio ambulante, a revitalização do centro e o seu desenvolvimento sustentável.

Diante dessa enorme ameaça à nossa sobrevivência, conclamamos a todos os trabalhadores informais, permissionários e ambulantes de Fortaleza, desde a Beira-mar, Praça da Sé, Praça da Lagoinha, Rua José Avelino, Ruas do Centro, Beco da Poeira e demais áreas da cidade, a resistir e defender o nosso direito de trabalhar e viver dignamente.

Ambulantes de toda Fortaleza, uni-vos! E até a vitória, sempre!

APROVACE

4 comentários:

  1. A prefeitura deveria mandar os ambulantes para o local que foi indicado.

    ResponderExcluir
  2. bem concordo cm




    Concordo com os ambulantes porque eles precisam trabalhar pra sobreviver.

    ResponderExcluir
  3. Os ambulantes deveriam fazer um protesto por melhoria de trabalho,tendo lugar melhor pra vendar e ter lucro para poder viver dignamente.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em sentir a solidariedade dos companheiros do lenitivo e demais colegas que comentam o Manifesto. Continuo na luta em defesa do s ambulantes e do Beco da Poeira! Abraços!

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...