30 de outubro de 2009

Odécio Mendes Rocha

O DESTINO DA CHINA


“O maior perigo é que a China esteja se tornando a última bolha econômica e financeira. Quando a bolha financeira chinesa - e ela provavelmente irá estourar, não somente murchar -, as conseqüências para o restante do mundo podem ser catastróficas. (...) A China está tentando realizar algo nunca alcançado na História da humanidade - casar uma economia de mercado com um regime político marxista. (David M. Smick)”.

A Lógica antiga culminava no seguinte raciocínio: Quando o império americano cair e deixar de ser hegemônico, então, outra Nação ficará em seu lugar. Isto não podemos dizer categoricamente com tanta certeza. A crise civilizacional nos deixou num grande impasse - mas criar é preciso.

O Estado terá sua extinção em breve. Os blocos burocratizados irão sumir. Teremos em seu lugar um Estado virtual, subjetivado, descentralizado, administrado por páginas eletrônicas.

Parece que não haverá Estado, mas ele estará mais presente do que nunca, pela normatividade do cidadão para com o outro cidadão.

A revolução eletrônica a partir de 1940, com a Cibernética de Norbert Wiener e seu

extensivo mundo informático, deu o último rumo para colocar fim à antiga Civilização milenar. Não houve propriamente uma grande mutação no ser humano, mas nas máquinas “espirituais”. O ser humano terá que se adaptar compulsoriamente, para que

a raça humana não deixe de existir sobre a face da Terra.

A velocidade da micro-eletrônica informatizada determinou quase o fim do espaço-tempo. Isto provocou uma verdadeira desconstrução na Política e na Economia planetária. Ao extinguir com a Mais-Valia (o sobre trabalho), o futuro da produção será zero valor.

Teremos que fundar uma nova Ordem para a Humanidade. As Nações não serão medidas pelo PIB (Produto Interno Bruto) por que não terá nenhum valor social. A Nação futuramente será medida pelo bem-estar de seus cidadãos, sem esquecer que não só de pão vive o homem, mas também da liberdade de expressão e da liberdade política; o que não ocorreu nos países que implantaram o socialismo real (ex-União Soviética, Cuba e China). O ego, superego e Id (inconsciente) de cada ser humano sofrerão reformulações. A riqueza deixará de ser material para ser intelectual e espirital.E outra: A Engenharia Genética ( ou Bioteclogia) fará criações científicas preservando a Natureza.


ODÉCIO MENDES ROCHA

RG.: 444.237 SSP – CE.

Rua Elcias lopes, 702 Montese - Cep.: 60421-100

Blog: mendesrochalenitivo.blogspot.com

E-mail mendesrocha2@gmail.com

6 comentários:

  1. Camarada Odécio,

    Lembre-se que na história da humanidade, ainda não existiu uma sociedade que priorizasse o socialismo científico. Os modelos que você cita são exemplos de ditadura do estado. Agradecemos sua contribuição e está posto o debate.

    Ternura sempre!

    ResponderExcluir
  2. Mi hermano, Rasek

    Já sei que você é uma pessoa douta.
    Mas, já que você diz que abriu o debate, então lá vai:
    O epistemólogo Karl Popper, levanta uma grande problemática: A Psicanálise, o marxismo é ciência de quê? Qual o seu objeto de estudo para se enquadrar no empirismo, no positivismo comteano(cic)? Talvez, o marxismo genuíno tenha fracassado, por tentar ser um
    marxismo científico, levando consigo todos os ranços do capitalismo: machismo, complexo de Édipo (Freud), idolatrou o trabalho ao máximo, roubando a Mais-Valia dos trabalhadores, não a nível de dividendo direto da empresa, mas retirando-a, o montante, a nível de Estado. Eis o motivo pelo qual a URSS se tornou uma grande potência, pela expropriação da mais-valia(trabalho excedente) dos inocentes trabalhadores. Manteve uma casta (a Nomenklatura) que vivia tomando banho com banheiras de ouro, comendo caviar etc.O socialismo científico ou capitalismo de Estado
    dentro de 72 anos de existência, por que nunca extinguiu o Estado, como queria Karl Marx? Por que o capitalismo de Estado da URSS, nunca avançou rumo à segunda fase do marxismo - que é o comunismo?
    Sabe por que o socialismo real fracassou? porque era apenas um apêndice do capitalismo, ou sua modernização tardia. Tanto prova que o capitalismo começou a cair de lá - da URSS(socialismo real).
    Estamos vivendo num mundo pós-capitalista, sustentado não pelo trabalho, não pela produção; mas pelo mercado financeiro (a última etapa do capitalismo, segundo Marx.
    Mas tudo se evaporou com a explosão recente de Wall Street, N. York, o maior centro financeiro do mundo.
    A China que fez uma casamento incestuoso entre economia de mercado com uma política marxista. Esta China que advogam seu êxito total para ultrapassar o império fracassdo do Atlântico Norte, em breve ouviremos suas bolha financeira estourar como digo no texto em exposição. E agora, que fazer? Um socialismo global?, levando em consideração a revolução eletrônica, a qual K. Marx fala tanto na sua obra desconhecida e mal interpretada os "GRUNDRISSE" (borrões), publicada em três volumes, em 1857-8.
    "O Reino da Liberdade" (vide meu blog), não é uma utopia comunista?
    É, sim, Rasek! Agora para chegarmos lá, teremos que atravessar um deserto, construir uma ponte de onde estamos à Terra Prometida - o comunismo.
    Bom, já falei demais.deixemos o restante para os debatedores.

    Um forte abraço, amigo
    Odécio Mendes Rocha
    mendesrochalenitivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nem parece um debate, parece um monólogo de duas pesssoas que escrevem sobre a mesma coisa e rezam na mesma cartilha marxista. A humanidade não para ler a Bíblia de Marx, o mundo continua e continuará após o capitalismo, como continuou após o declínio do Império Romano. E continua após a crise do capitalismo de estado soviético e continuará após a crise atual do capitalismo. A terra prometida é só promessa escatológica, a realidade é a utopia que se constrói e se transforma no cotidiano. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É muita frieza de vocês. Enquanto o capitalismo dizima floresta, polui rios, extermina civilizações inteiras, vocês ficam por aí com seus discursos verborrágico que não leva a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Anderson
    Parece que você não entendeu patavina e está a nos agredir.
    Você conhece o neo-marxista GRAMSCI? Ele dizia sempre que devemos destruir convicções? Você conhece "O Estado e a Revolução" de Lênin, onde ele diz que sem uma teoria revolucionária não haverá práxis revolucionária? Só quando temos uma teoria revolucionária, poderemos pô-la em prática. Que o próprio Karl Marx nunca foi um prático de sua teoria? Ele, também, só fez discursos verborrágicos? Qual é a tua?...

    Odécio Mendes Rocha - Filósofo

    ResponderExcluir
  6. Joatan junior

    Já que este quadro retornou, gostaria de tecer algum comentário
    acerca de suas posições.
    O Império Romano, como você alude, não é a mesma coisa do que uma crise de Civilização, como estamos a passar. O Império Romano é uma situação muito localizada, você concorda? Já que é um historiador.
    A nossa crise é mundial, global, internacional ... ou coisa que o valha. Por isso que é muito mais complexa e mais grave do que estamos a pensar.
    Quanto à Escatologia, a Utopia é também escatológica; é também, se formos mais fundos, uma Teleologia.
    Eu não colocaria - a Bíblia de Marx, como o colocou, mas a Teoria Crítica mais bem elaborada feita contra o capitalismo. Tanto prova que hoje, Marx ainda está muito vivo, através dos "GRUNDRISSE", obra da qual serve-me de diretriz, direcionamento da humanidade etc.
    Mas é bom conversar com pessoas inteligentes.
    Um abraço
    Odécio, o caminhante noturno.

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...