7 de outubro de 2009

Rio de Janeiro 2016


A vitória do Brasil em Copenhague provocou uma avalanche de felicidade jornalística. A festa do Rio em 02/10/2009 tem merecido destaque em Portais de Internet, Rádios, TVs. Os jornais e revistas, mais lentos, surfarão esta onda de felicidade durante a próxima semana. Só com meus botões eu só consegui ficar preocupado. Aqui meu exercício de futurologia.

A vitória do Rio será interessante apenas para quem administrará o evento e para aqueles que construirão as obras necessárias. As obras custarão duas ou três vezes mais que deveriam e muitos políticos receberão comissões estonteantes.

Um ou dois anos antes das Olimpíadas o Caveirão (nome popular da viatura do BOPE) vai começar a visitar regularmente as favelas para regularmente fazer cadáveres. Antes dos Jogos Panamericanos o BOPE fez centenas de vítimas. As Olimpíadas são mais importantes, portanto, acarretarão mais vítimas. Ninguém deve ficar surpreso se entre 2013 e 2016 o BOPE executar mais de 10.000 pessoas.

A Rede Globo comprará os direitos de transmissão por um valor ridículo e abocanhará bilhões vendendo o sinal às outras estações de radiodifusão. Os brasileiros aparecerão alegres em TV, mas não receberão um centavo de direito de imagem.

E por falar de povão. O povo brasileiro trabalhará muito para pagar os impostos que erguerão as obras, proporcionarão os lucros e as comissões ilegais, mas ficará contente por realizar os Jogos Olímpicos. A ilusão do evento compensará a vida dura plena de carências dos 180.000.000 de brasileiros que controlam apenas 25% da riqueza nacional.

No fim de 2016 os brasileiros ricos estarão mais ricos que nunca. Os cariocas pobres que sobreviverem as investidas do BOPE continuarão na merda, mas estarão mais contentes. O sistema brasileiro que proporciona miséria e concentração de renda rejuvenescerá, mas ficará intacto.

Fábio de Oliveira Ribeiro
sithan@ig.com.br

4 comentários:

  1. Oportuna reflexão. Tudo bem que teremos um grande evento em solo brasileiro, mas quem vai bancar as contas é o povão enquanto os ricaço desfrutam com o dinheiro do cidadão.Resta-nos atenção e mobilização nacional para fiscalizar a aplicação das verbas.Será que a Globo encabeçaria essa campanha?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente nunca. Daria audiência mas não daria lucro.

    ResponderExcluir
  3. Uma Olimpíada e uma Copa. Enquanto a fome troa nas camadas mais pobres. Que entrem os palhaços, pois o circo já foi armado... Há tempos...

    ResponderExcluir
  4. Nao sou pessismita quanto ao Rio 2016, eu sou um dos brasileiros nao cariocas que ficaram feliz com o evento, acho que ele vai significar muito para o Brasil e para a America Latina de um modo geral. Mas também nao sou cego e sei que muita gente corrupta vai lucrar com isso.

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...