16 de novembro de 2009

A ESTRANHA AVENTURA


A ESTRANHA AVENTURA

O mundo atual, do século XXI, está entrando num caminho nunca visto pela antiga humanidade e seus valores. Chamo este caminho, pedindo licença ao ilustríssimo escritor Lauro Ruiz de Andrade, de A Estranha Aventura , porque é um navegar em mares nunca conhecidos, é, também, um caminho sem volta, um mundo totalmente estranho.

A nova civilização que está a surgir, mudará todos os parâmetros já conhecidos por nós, até o momento. Todos os pensadores estão de mãos dadas para uma decolagem sem rumo certo, sem um projeto certo etc. Nesta viagem irão somente os ousados. Porque entraremos numa escuridão e deserto metafóricos, jamais sentido e vivido pelos seres humanos até agora. Surgirão obstáculos esquisitos, que para transcendê-los, precisarão muita coragem e união de nós todos.

As novas descobertas químicas e físicas do novo paradigma da Ciência - o Sistêmico ou Quântico -, a Teoria do Caos nos mostra que por detrás desta desordem, incerteza, desequilíbrio que estamos a passar, está presente uma monstruosa ordem, jamais vista e sentida por todos nós seres humanos, onde todos nós poderemos encontrar a paz, o equilíbrio, a paz, a serenidade e a paz.

A Filosofia atual, descobriu uma nova teoria do valor, onde o valor de troca e o valor de uso seguirão rumos até agora desconhecidos. O valor de troca ( o mercado, vide Jorge Acário), deixará de existir como forma acumulativa de riqueza.

Tudo isto que estamos a dizer, a subjetividade do ser humano, será construída novamente com os novos encaixes sociais que estarão a surgir no futuro bem próximo. O Estado burocráticos em que vivemos irá desaparecer, como um castelo à beira do mar, por conta da autofagia sóciometabólica que o mundo orgânico e inorgânico que estamos passando atualmente.

O novos filósofos, que somos, descobrimos que a nova Teoria do Valor, terá uma ordem inversa do que víamos na obra de Karl Marx, O Capital. Esta nova teoria, a produção não terá nenhum valor social, mas a teremos com muita abundância jamais vista por todos nós no planeta Terra. Não haverá mais luta de classes, nem capital, nem trabalho assalariado e nem Estado. Este tripé, Capital, trabalho assalariado e Estado destruídos , dará um ponto final à antiga civilização milenar do culto ao trabalho.

Como resposta, estamos elaborando um novo modelo de humanidade com novos valores para o ser humano. Um outro modo de produção , um novo sistema sócio-metabólico , um novo modelo de vida surgirão como uma resposta exata para o novo mundo que virá em breve.

Nenhum modelo de produção, quer capitalista quer socialista, conseguiu mudar o sócio-metabolismo milenar, porque por ele foi sempre fagocitado.Propomos, enfim, um Estado virtual, subjetivado, descentralizado, administrado por páginas eletrônicas.” Parecerá que não existirá Estado, mas estará mais presente do que nunca, normatizado do cidadão para com o outro cidadão ...”


(vide meu blog: mendesrochalenitivo.blogspot.com - A Nova Política e O Reino da Liberdade).


ODÉCIO MENDES ROCHA - Filósofo

3 comentários:

  1. Peço desculpas aos meus litores pelos erros: Castelo de AREIA à beira do mar; repetições de palavras como paz, paz...
    Desculpem-me o meu açodamento, a minha autosuficiência linguística etc. Bem que poderia ser melhor.

    Um forte abraço de quem vos ama

    Odécio Mendes Rocha (autor da ESTRANHA AVENTURA)

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas aos meus litores pelos erros: Castelo de AREIA à beira do mar; repetições de palavras como paz, paz...
    Desculpem-me o meu açodamento, a minha autosuficiência linguística etc. Bem que poderia ser melhor.

    Um forte abraço de quem vos ama

    Odécio Mendes Rocha (autor da ESTRANHA AVENTURA)

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...