13 de novembro de 2009

Grande marcha em defesa do Lagamar


No dia 17 de novembro (terça feira), às 8 horas da manhã, com concentração na pracinha em frente à escola Yolanda Queiroz, na Avenida Capitão Aragão, acontecerá uma Grande Marcha que sairá do Lagamar em direção à Câmara de Vereadores. O objetivo da manifestação é entregar uma lei complementar que tornará o Grande Lagamar Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).

O Lagamar é considerado uma das áreas de maior vulnerabilidade de Fortaleza, sua população é de aproximadamente 12 mil habitantes. Estes lutam há mais de quarenta anos pela regularização da terra que até hoje foi negada. Portanto, sem a Regularização Fundiária os moradores não têm acesso a uma reurbanização e projetos de habitação popular, privando-os do direito a moradia digna. A forma de corrigir esta injustiça é permitir o direito da comunidade entrar na lei do Plano Diretor como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), porque assim será garantido o reconhecimento de ser uma área que tem prioridade no planejamento da cidade. Nesse sentido, a população recorre a esse benefício para melhorar sua qualidade de vida com: reurbanização, infraestrutura, direito ao lazer, casa com condições de morar bem.

A campanha foi iniciada a partir das preocupações da Fundação Marcos de Bruin, entidades e lideranças locais da não inclusão do Lagamar como ZEIS. As mobilizações tiveram início no começo de setembro com rodas de conversas nas ruas da comunidade, com apresentações culturais e exibição do vídeo da história de resistência do povo na década de 80. O trabalho tem como um dos objetivos conquistar às pessoas para a Grande Marcha no dia 17 de novembro. Estudantes e professores Universitários, artistas da comunidade conhecidos em Fortaleza como o escritor PP Joel e os Humoristas “Tampinha” e “Fumacinha” também contribuem para a mobilização da população. Todos juntos em defesa da permanência do Povo do lagamar no lugar onde nasceram, se criaram e fizeram sua história.

O diferencial dessa mobilização é a participação da juventude através da cultura e da arte para estimular à comunidade que estão descrentes com as promessas dos Governos. Portanto, o engajamento da cultura na luta popular se faz necessário para a conquista de uma vida melhor.

2 comentários:

  1. Mesmo distante, deixo aos camaradas do Lagamar o meu total apoio.

    Avante camarada!

    ResponderExcluir
  2. Iniciativa plausível. Mas vamos ter mais cuidado. "à comunidade que estão descrentes", não é nada interessante.

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...