29 de novembro de 2009

LA REVOLUCIÓN ELECTRÓNICA Y LA NUEVA UTOPIA *





ODÉCIO MENDES ROCHA (Filósofo Nómade)

A nova política da futura civilização está além dos postulados liberais (burgueses) e dos postulados marxistas tradicionais. Esta nova política vai ao encontro dos avanços da micro-eletrônica (robótica) unida às novas formas de políticas sociais, a partir da alteridade das vítimas, dos excluídos de todos os direitos sociais. A mobilização de todos os segmentos sociais, se dará pela concretização da própria corporalidade enferma dos excluídos.
A extinção de blocos políticos institucionalizados, inclusive o Estado, burocratizados, com os poderes fetichizados, divinizados, idolatrados, que administram para seus próprios interesses (de classe, de casta, de tribo etc.), se fará necessário e urgente uma nova política, junto à aplicação da revolução tecnológica eletrônica informatizada que diminuiu quase a zero o tempo e o espaço de participação cidadã quanto a solicitar a opinião da cidadania para constituir o consenso ou cumprir trâmites burocráticos. A revolução eletrônica informatizada trouxe-nos a automação à base da micro-eletrônica a partir de 1940. Esta revolução eletrônica eliminou com o valor da produção, nas fábricas, deixando-a ao valor zero; eliminou também com o valor das mercadorias; e o dinheiro, como sua representação chegará ao valor zero, tanto o dinheiro fictício do mercado de capitais, como o dinheiro real. A produção perdeu o valor e o dinheiro não terá mais nenhum valor para a nova economia da futura civilização. O trabalho, por sua vez, chegará a quase zero.
A nova economia da futura civilização não terá a mais-valia (o sobre-trabalho); não será mais fetichismo para os cidadãos. Não tendo mais nenhum valor, a produção será abundante para todos os indivíduos da coletividade. Esta nova economia está para além da exploração do homem pelo homem, da pré-história do homem inconsciente, fetichista etc.
A Nova Utopia será conseguida através da autopoiesis (auto-criação, auto-construção) das máquinas “espirituais” da revolução eletrônica como os computadores, os celulares, a nanotecnologia, revolução dos chips etc. A nova economia não permitirá mais acumulação de riquezas.
Chegará um dia em que todos os proprietários desistirão de seus próprios patrimônios, porque estes não lhes trarão mais nenhum benefício, porque o mundo da nova economia não lhes trará mais nenhum lucro e nem dinheiro. A Nova Utopia começará com o consenso entre patrões e excluídos para delegar direitos, deveres e responsabilidades para cada cidadão da comunidade. Devido ao avanço da automação informatizada, o tempo de trabalho chegará a quase zero, porque as máquinas não trabalharão sozinhas e precisarão de monitores. Então, para cada cidadão será responsabilizado por uma hora de trabalho produtivo por dia, dedicando o resto do dia com o ócio produtivo, o ócio criativo, o lazer etc. O Estado será virtual, subjetivado, descentralizado, administrado por páginas eletrônicas, porque a sua burocratização propicia o fetiche do poder e sua corrupção. Enfim, teremos que inventar um novo homem e uma nova mulher, ou seja, uma nova Antropologia, segundo Tarcísio Santiago (PhD).

* A Revolução Eletrônica e A Nova Utopia

Odécio Mendes Rocha Blog: mendesrochalenitivo.blogspot.com

Este artigo é dedicado à Milena Vanessa, à engenheira que encontrou incongruências em meus artigos.

5 comentários:

  1. o lenitivo è um blog muito legal
    mais ta faltando interatividade com as pesoas.a maior parte das pessoas que entram sao jovens que tal mudar um pouco deixar mais interesante
    sem fugir do tema???
    assim vai fica melhor

    ResponderExcluir
  2. Glenda,o que v. nos disse é quase uma ofensa ao Grupo LENITIVO.

    Que tal unir tricor com Filososofia?

    Contar piadas de papagaios?
    Acorda!!!, inocente.
    Um dia, em um asilo de doidos ...
    Não, conta aquela do portugês burro...
    Não, não,a piada da Glenda é muito melhor.

    Odécio (o viandante noturno)

    ResponderExcluir
  3. Glenda
    Vamos unir tricor com filosofia.

    Odécio (o viandante noturno)

    ResponderExcluir
  4. Rasek Saravhat

    Não houve nenhuma particpação sua no meu artigo LA REVOLUCION ELECTRONICA Y LA NUEVA UTOPIA.
    A sua "participação foi apenas postar o artigo.
    E este retrato de inseto ?...
    odeciomendesrocha - philosopher

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...