28 de março de 2010

Uma Reflexão de Wadson Santos*


O que leva algumas pessoas se organizarem em uma sociedade e procurar viver a margem do Estado, procurando dar segurança a comunidade que eles convivem e lutam por sua sobrevivência através do crime organizado? Qual o objetivo desses grupos das periferias? Será que é sobrevivência ou simplesmente por que a vida tornou-se uma banalidade para eles ou perspectivas de vida que não existe?

Onde está o problema? No estado, por falta de uma política mais humana que não existe ou conseqüência da distribuição de renda que nunca aconteceu neste país. Então, com essa globalização, onde o mais importante é o mercado e quando o cidadão é bem sucedido economicamente ele é bem visto na sociedade e quando ele não consegue ser bem sucedido ele é culpado pelos seus próprios atos, isso é fruto de uma política neoliberal.

Essas pessoas que lutam e vivem nos crimes organizados nas periferias das grandes metrópoles, também acreditam em “Deus” e muitos deles só desejam ser felizes e ganhar o pão de cada dia, para os seus filhos e suas esposas. São sereis normais, como quaisquer uns de nós só precisam ter uma oportunidade na vida, para serem bem sucedidos. Se houvesse uma política comprometida com as pessoas, com certeza essa situação não estaria acontecendo, mas falta escola, saúde e alimentação e o mais importante, que é o Estado não assumir o seu papel, e muitas vezes só faz metralhar os indivíduos que moram nas periferias das grandes cidades sem dar condições para eles sobreviverem dignamente.

O presidente Luiz Inácio da silva, como qualquer chefe de Estado deveria ter consciência que estas comunidades não pode mais continuar desse jeito e não da mais para fazer de conta que está tudo bem com este Brasil. O processo da distribuição de renda é um dos fatores para este problema ser resolvido, pois será inevitável, essas pessoas estão se organizando e desejam tudo de bom que a elite sempre teve e eles nunca tiveram, uma vida digna.

É importante que nos saibamos, que o Estado oprime e mata em nome de uma elite e de uma ordem social, não existe coisa mais desigual que lutar contra o Estado, por isso é bom fica atento, não tem jeito, os focos nessas comunidades estão explodindo e o Estado opressor não vai da conta, quando essa bola de neve explodir, é lamentável essa situação, porque muitos inocentes irão pagar com suas vidas, mas fiquem certos de uma coisa, a resistência sempre existirá em qualquer ponto de uma periferia, por falta da ausência do Estado.

Eu gostaria de finalizar, essas poucas palavras afirmando uma frase de Paulo Freire. “O conhecimento Liberta”. Mas, fiquem sabendo que a distribuição de renda transforma uma sociedade e trás a dignidade e respeito ao ser humano.


*Cientista Político e Mestrando em Educação/UDELMAR - CHILE

2 comentários:

  1. Meu caro,

    Enquanto houver Estado, não haverá estado de felicidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A liberdade parece algo a ser buscado, algo distante, abstrato, mas quando será algo além do estado e do mercado? Valeu Wadson!

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...