23 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO





Diante de tantas especulações a respeito do Ensino Religioso, é preciso ressaltar a importância da concepção do conhecimento do Sagrado no contexto multidimencional do saber humano. Como conhecimento religioso deve-se entender o Sagrado como um fenômeno nas diversas religiões e culturas.



O termo "aula de religião" foi historicamente ensinado nos parâmetros do cristianismo católico e já foi legalmente superado na Constituição do Brasil de 1988, art.210, e na Lei Federal 9475/97, art.33 da LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional: " O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo".



O Ensino Religioso não trata de uma área de temas transversais, mas acima de tudo, é uma área de conhecimento necessária em sintonia com os pilares da educação que busca aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.



O Ensino Religioso é outra linguagem, entre outras, no processo do conhecimento integral da vida humana, que ajuda no contexto das tradições cultural e religiosa, a discernir o saber de si próprio diante do desafio de um mundo complexo pelo pluralismo religioso.



O conhecimento que não contempla a linguagem da dimensão religiosa ou da espiritualidade, não tem sentido pleno para compreender a vida humana. Sabendo que o ato de conhecer revigora no relacionamento da construção dos saberes, seria leviano ignorar o que sempre esteve na base do ensino e da aprendizagem do convívio humano, as questões: Quem sou? Para que vivo? De onde vim? Para onde vou? Qual é a área de conhecimento que tem conteúdo próprio para responder estas questões, senão as Ciências da Religião, expressas pelo Ensino Religioso?



( Jonas Serafim/Prof. de Ensino Religioso)

2 comentários:

  1. Um ensino religioso que prega o monoteísmo é um ensino tendencioso.Não é professor?

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  2. ...É verdade. Cabe ao profissional não ser tendencioso. Isto é crime e está na Lei do Brasil. Sobre isto, faço questão de informar aos educandos. No contexto da Ciência da Religião, o foco é o Fenômeno Religioso,isto é, as experiências de fé inerente ao ser humano, até mesmo o ateísmo, ou o satanismo, ou qualquer tema sobre o Sagrado e o Profano.

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Ternura Sempre...