11 de dezembro de 2010

Para refletir.

Diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Artigo IV
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

- Mas hoje os escravos são brancos, negros e mulatos? E ganham um mínimo para acreditarem que não são explorados.


Artigo XVIII
        Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

- Teu pensamento é livre? O que é a alienação e como ela se manifesta?

Artigo XIX
        Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

- Você é realmente livre para poder se expressar?

Artigo XXV
        1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.   
        2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

- E as famílias que não possuem o mínimo, o básico para uma vida digna? E as crianças que morrem todos os dias? Onde estão os direitos delas?


- # -
Utilizando quatro descrições de direitos previstos pela Declaração Universal e fazendo perguntas curtas ao fim de cada descrição, na intenção de serem respondidas segundo seus conhecimentos e experiências próprias; faço duas últimas perguntas:

Quantos dos direitos humanos são, de fatos, cumpridos?
Quando nós realmente teremos direito aos nossos direitos humanos?


Um comentário:

Ternura Sempre...