19 de março de 2009

POSTO QUE AMIGOS EXISTAM

Para

Luênia Aderaldo
Goretti Belém
Edmar Pinto
Rafael Carvalho
Adelita Monteiro
Erica e João
Angeline e Lilian
Alexandre Uchôa
Jean Maccolle
Aldo Filho
André Porfírio
Walber Nogueira

Certo. Então a amizade existe? E o amor também? E as pessoas se amam e são amadas. Todos e todas, sem exceção, somos leais, de uma reciprocidade felina tal que a nossa vida também é repleta de amor e amizade. Ou você se acha um ser iluminado, dotado de valores, docilidades e ternuras várias e franqueza inimaginável que é capaz de amar, mesmo no isolamento?
Se for assim,não redundaria em amor. Pois, com quem você repartiria tão formidável sentimento amoroso? Mas você é humano e por leviandade de sua raça, você é levado a crer ferrenhamente tanto no amor como na amizade. E a acreditar nisso de tal forma, que é capaz de criar mais cizânia e extermínio se alguém ousar duvidar de tão evidente e inquestionável certeza.
Então, para não criarmos, mas um conflito entre tantos que já existem no nosso mundo rodeado de prosperidade, abnegação e cuidado uns com os outros que são preceitos do amor e da amizade que você defende com absoluta exatidão e impressionável altruísmo. Admitamos no existir do amor e na concreta transparência reta da amizade.
Então, o que explica tanta, Indiferença, discórdia, Infâmia, mentira, ambição, guerra, ódio, fome, estupidez, desesperança, sofrimento, ganância, parcimônia, inércia, egoísmo, tristeza. No mundo que nós mesmos ajudamos a construir? De que me servem os versos, se não formam o poema? Pra que dizer: te amo. Se depois descobrirei que era melhor ter ficado sozinho? Ou então concluirei que o ódio é o amor ao avesso. Perdão, eu também sou carente, mas também sou humano o suficiente pra perceber que a exigência ou a excelência do amor, depende antes de uma satisfação que não é pessoal, mas sim social.
Eu até posso admitir que o amor e a amizade existam. Mas entre os seres ditos inferiores: Protozoários, Fungos, Vírus, Bactérias, Cianobactérias... Não! Não posso aceitar a essência do ato de ser amigo, enquanto meu vizinho é o regente de um coro formado por milhões e milhões de seres ávidos de amor e que compartilham a felicidade como meio de fazer grandes amizades e de preferência influentes, para conquistar uma boa afinidade social e assim conseguirem se promover na sociedade cheia de preciosas e profundas raízes de relação que geram e propiciam fortes e indeléveis amigos.
Sinto muito e sinto mesmo. Mas, é porque eu me recuso a acreditar na mercantilização dos sentimentos. Ou naquele amor que é grande só porque é de mãe. Amor é amor. Não é bolo que necessita ser confeitado. Se for amor não importa a natureza. Nós seres infames, medíocres e limitados temos a mania de tipificar tudo. Inclusive o amor e a amizade: Amigos só de infância, Amor verdadeiro só o de deus. Deus só existe porque convém. Afinal, de que me vale um deus que só age por meio da ação do homem. Deus é egoísta e quem crê nesse deus inútil o é mais ainda.
Senão vejamos: você dá a mão para um ônibus que não para. Logo depois descobre que o motorista daquele ônibus que não parou pra você, sofreu um acidente e todos os passageiros daquele ônibus morreram. Caso o ônibus que você deu com a mão parasse pra você e minutos depois que ele saísse, explodisse uma bomba matando todos que estavam na parada, inclusive crianças e gestantes, em questão de fração de segundo. Qual a sua sensação? Alívio? Tristeza?
Nem uma coisa nem outra. Você se sentiria eternamente agradecido a deus. Você e o seu deus só estão interessados em você e em suas vidinhas de amor tão mútuo, que em nenhum instante lembraram nem dos mortos do acidente, tampouco dos parentes das vítimas que na certa também irão elevar suas preces a deus e com devotada gratidão aceitar o fato como tragédia, fatalidade, ou conformidade. E alguém vai chegar e dizer: deus sabe o que faz. Outros do alto da inanição cerebral, peculiar dos humanos, proclamarão que agora os mortos estão melhores do que nós, pois foram levados para juntos da poderosa proteção da abençoada mão do criador. E os versículos serão recitados com tanta segurança que você se convencerá que tudo só ocorreu porque deus quis.
Percebeu? De um modo ou de outro deus é invencível. E você que é tão temente a deus permanecerá cheio do amor divino. Mas se você tivesse morrido no acidente ou no atentado, mesmo assim deus conservar-se-ia infalível, pois não faltariam fiéis para afirmar que deus só quer perto dele quem é boníssimo. É nisso que consiste a invencibilidade do criador de todas as coisas.
Mas, nada disso transcorreu. Portanto, você que aceita a existência da amizade e do amor de forma irrefutável. O que faz depois de passado o susto? Agradece a deus por ele ter salvado a sua vida. Ou seja, deus com sua misericórdia infinita sequer se importou com crianças, gestantes e dezenas de passageiros, isso por que ele estava preocupado com uma única pessoa que era você.
Não é um milagre? Eu diria que é um impressionante e complexo grau de egoísmo só digno dos homens amigos e amorosos, que além de inventar deus sabem com louvor gerenciar e perpetuar o deus altíssimo que só age com consentimento da criatura que supostamente ele criou. Afinal, deus é onipotente, mas não é mal educado e, portanto não pode nada, nem ao menos diminuir o caos que se instalou no planeta e que você insiste em assegurar que é um belíssimo ambiente e bastante propício para o surgimento do mais puro amor e da interminável amizade sincera.
A propósito, por onde andam os grandes amores daquelas garotas que morrem ou que morreram vitimas de um aborto, que é inclusive criminalizado por nossa sociedade tão amável e repleta de amigos? Eu até posso me convencer que o amor e a amizade existam. Mas, no dia que nós, seres ditos superiores aprendermos a partilhar a lágrima e o pão, a terra e a solidão. Por enquanto eu só acredito na construção do poder do povo, Em prol da transformação social.


(Razek Seravhat, com ternura)

2 comentários:

  1. A amizade é uma coisa que nóis devemos respeita,pra ter amizade tem que tem que ter respeito.Mas nós somos humanos e por leviandade de sua raça,voçe é levado a cre tanto no amor como na amizade.

    ResponderExcluir
  2. Deixe que seus amigos
    façam parte de sua vida.
    Dividindo com eles
    todos seus momentos
    sejam de tristezas ou alegrias
    pois eles são os unicos bens que valor realmente tem
    em todas suas passagens
    seja na infancia
    seja na adolescencia
    seja na maioridade
    ou na terceira idade
    Tudo nessa vida passa
    nada de material permanece ou fica.
    Tudo muda,
    a sempre presente e eterna mudança,
    mas os sentimentos ficam
    os verdadeiros amigos sempre ficam
    e tenho a sensação que tambem permanencem além do além,
    pois amizade envolve amor
    e Amor é a unica coisa que fica, permanece
    do principio ao final de todos os tempos…Deixe que seus amigos
    façam parte de sua vida.
    Dividindo com eles
    todos seus momentos
    sejam de tristezas ou alegrias
    pois eles são os unicos bens que valor realmente tem
    em todas suas passagens
    seja na infancia
    seja na adolescencia
    seja na maioridade
    ou na terceira idade
    Tudo nessa vida passa
    nada de material permanece ou fica.
    Tudo muda,
    a sempre presente e eterna mudança,
    mas os sentimentos ficam
    os verdadeiros amigos sempre ficam
    e tenho a sensação que tambem permanencem além do além,
    pois amizade envolve amor
    e Amor é a unica coisa que fica, permanece
    do principio ao final de todos os tempos…

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...