27 de agosto de 2009

A JUVENTUDE NA CRISE CAPITALISTA

A atual crise é a mais grave dos últimos oitenta anos. Ela é econômica, política, ambiental, cultural e social, que começou a aparecer no segundo semestre de 2008, pela quebra dos bancos que operavam nas vendas de créditos de imóveis e carros, nos Estados Unidos.


É uma crise econômica porque está atingindo todos os setores da produção. Ambiental, pois, a ganância dos capitalistas pelo o lucro está esgotando os recursos naturais do planeta, gerando desequilíbrio e podendo inviabilizar a vida humana na terra. É também uma crise política já que o povo não acredita mais nas instituições públicas originárias da revolução burguesa, como o poder executivo, legislativo e judiciário em conseguência do neoliberalismo que defendiam a redução do papel do estado e passaram a controlar as leis, os meios de comunicação e os serviços privatizados de energia, água, educação, segurança, saúde, bancos, e etc. Com a crise, os mesmos capitalistas defendem a salvação das empresas falidas com o dinheiro público, ou seja, privatiza o lucro e estatiza o prejuízo. A cultura consumista do capitalismo está em cheque. Os padrões de consumo impostos de transporte individual, vestuário, gasto de energia, só é possível por menos de 15% da população mundial. Na crise de 1929, a maioria da população mundial era rural, hoje é urbana. Com o aumento do desemprego as famílias não têm condição de produzir seus próprios alimentos, perde possibilidade de moradia digna gerando uma crise social.



A juventude tem agir nessa crise, já que também é vítima. Os capitalistas estão tentando tirar os direitos sociais e trabalhistas conquistados e oferecerão empregos mais precários. A violência pode aumentar e reduzir a maioridade penal para criminalizar ainda mais à juventude pobre. Os jovens ricos estão preocupados com a permanência no padrão de consumo e de turismo, enquanto os pobres preocupam com a vida digna.



A única saída para essa crise é o ecossocialismo. Mesmo o capitalismo estando em crise profunda, internacional e prolongada o socialismo não virá naturalmente, temos que construir senão iremos à barbárie. A humanidade já viveu a sociedade primitiva, cinco mil anos de escravismo e o feudalismo, portanto, o capitalismo não será para sempre. Estamos vivendo o dilema: ou a humanidade destrói o capitalismo ou o capitalismo destruirá a vida no planeta terra.

2 comentários:

  1. Ótimo texto outra vez. E eu concordo totalmente com isto:

    A única saída para essa crise é o ecossocialismo.

    Percebo que tenho mais afinidades com este blog do que eu imaginava.

    ResponderExcluir
  2. "Estamos vivendo o dilema: ou a humanidade destrói o capitalismo ou o capitalismo destruirá a vida no planeta terra."
    e alguem acorda pra isso?
    oq nos resta são apenas as palavras, pq forças, ninguem tem mais.

    gostei muito e concordo plenamente.

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...