6 de julho de 2009

RONDA: POLÍCIA PARA QUEM PRECISA?

REPÚDIO A MILICIANOS DO RONDA DO QUATEIRÃO A SERVIÇO DO GRUPO OTOCH


03 de julho, sexta-feira, três e meia da madrugada: moradores da Praia do Futuro, organizados através do Movimento dos Conselhos Populares – MCP, ocupam o terreno baldio na Av. Clóvis Arrais Maia. O terreno pertence ao grupo OTOCH e encontrava-se abandonado a mais de vinte anos, sem cumprir qualquer tipo de função social. A ocupação ganhou o nome de RAÍZES DA PRAIA. O nome não é por acaso, há anos os moradores dessa região vem sendo gradativamente deslocados para os lugares mais distantes da cidade, tendo em vista o interesse de investimentos imobiliários nessa região. Por volta das 17h aparece uma viatura do Ronda do Quarteirão que avisa que, caso os moradores insistissem em permanecer no local, que agüentassem as conseqüências. Imediatamente após a saída da polícia, policiais do Ronda vestidos à paisana e ARMADOS, invadem o local e começam a ameaçar as pessoas com armas, enquanto destroem os barracos construídos. Os ocupantes não oferecem resistência e são violentamente agredidos. Um adolescente é espancado e fica inconsciente. A ação fora frustrada com a intervenção do GATE que, ao passar pelas imediações, impediram que a agressão continuasse. Os policiais deram entrada no 2° DP , onde foi aberto o inquérito. Na delegacia foi comprovado que 3 dos milicianos do Grupo OTOCH eram soldados do RONDA DO QUARTEIRÃO ainda em estagio probatório.



Não é novidade o uso de milícias armadas pelos grandes proprietários imobiliários na defesa dos seus interesses econômicos em detrimento do direito a moradia.



A ocupação RAÍZES DA PRAIA vai resistir contrariando a violência do grupo OTOCH e a conivência do poder público que se mantém alheio a essa realidade, seja através da impunidade para com casos de violência como estes, seja através do seu descaso político para com o problema da habitação.



A ocupação RAÍZES DA PRAIA vai resistir porque acreditamos que a sociedade não ficará indiferente à nossa denúncia e à nossa reivindicação de continuar morando no lugar onde nascemos e onde vivemos.



POVO QUE OUSA LUTAR

CONSTRÓI O PODER POPULAR!!!!!!!!!!!



COMUNIDADE RAÍZES DA PRAIA

MOVIMENTO DOS CONSELHOS POPULARES - MCP

7 comentários:

  1. A lutar por uma sociedade socialmente justa e concentração de renda não é ousadia é uma urgente necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu que num quero que o poder popular chegue ao topo e governe. Cuba está aí para nos mostrar a ineficiencia do comunismo. A Chima está crescendo ano após ano, e reprimindo a liberdade de seus cidadãos.
    Acho bom que organizações como o movimento MCP existam, querer que eles sejam mais do que reivindicadores, mobilizadores e pleiteadores de uma sociedade melhor e cair no autoritarismo de regimes que se dizem "melhores" para a humanidade, mas que no cerne são sistemas autoritários e utopias fajutas para que imbec* ascendam ditadorialmente em detrimento da democracia. Xerus para tudim.

    ResponderExcluir
  3. O comunismo que se defende com a construção do poder popular não é igual ao de Cuba nem tão pouco o da China. Agradecemos sua atenção, mas recomendamos que comece a rever melhor seus conceitos.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA!!!! ´´E muito bom postar um comentário e logo ter resposta, Ainda mais de uma maneira tão educada. Obrigada
    Não entendi o que seria esse "comunismo que se defende com a construção do poder popular" que vc fala. POde me explicar?
    O que conheço desse sistema só me leva a observações pessimistas em relação a ele. Principalmente quando vejo muitas pessoas o defendendo sem ao menos saberem do que estão falando. principalmente universitários e filiados de partidos políticos. Mas como acho que a liberdade de expressão é um direito estendido a todos, e é disso que eu gosto, eu o respeito. (se o comunismo prevalecesse aqui teriamos alguns fuzilamentos diários, hehe. O sr observa que ninguém terce elogios a essa liberdade vista em poucos sistemas como o capitalismo???)
    Aguardo resposta, obrigadinha

    ResponderExcluir
  5. O que ocorre é o seguinte: as experiências que existiram até hoje que foram chamadas de comunismo não passaram de sistemas toalitários. Assim como é o capitalismo. Ou você tem dinheiro Ou você morre a míngua o todo continente africano e em breve se não fizermos nada o nosso planeta. Somos contra o lucro predatório que só respeita que gera lucro ou tem mão de obra pra ser explorada.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, não concordo quando vc chama o capitalismo de sistema totalitário, pois não é isso que vejo. Sim, como sempre na história, uns teem mais que outros. Sim, a um grande poder consolidado na mãos de poucos. Mas também a ascensão por mérito e esforço individual, coisa que numa sociedade dita igualitária é impossível, contrariando até a liberdade individual de cada ser humano querer ser diferente do seu próximo.
    Mas a minha pergunta é: como construir o que o prof. coelho disse: "comunismo que se defende com a construção do poder popular"? O que é isso e como torna-lo plausível de aceitação?

    ResponderExcluir
  7. Arre!! Cade o povo do blog??? Ninguém responde, ninguém dialoga....

    ResponderExcluir

Ternura Sempre...